Esguia. Destacava-se na multidão. Parecia unir-se a uma estrutura invisível; apoiava o tronco no nada com firmeza. Retorcia o pescoço tal qual o réptil precedindo o ataque e me fitava. Não imune ao veneno que escorria de seus olhos como lágrimas de um choro contido, deixava-me levar por aquele olhar.

Por um momento desviou os olhos e retornei do transe. Não sei quanto tempo passei ali, navegando naqueles olhos aguados e repletos de um estranho brilho amargurado e  fosco. Senti as pernas tremerem, fracas, ação inerente ao dominado perante o superior. Como num ritual envolvia o curto cabelo sob os dedos  tingidos de nervosismo e escassas unhas que um dia foram vermelhas, e deixava desnuda a face angelical. Fazia-se única.

A postura transbordava do garbo que o berço teimou em não lhe dar. Sob olhares de reprovação das mulheres e de desejo dos homens vestiu-se da mais pura capa da soberba e arrogância e caminhou em minha direção tal qual um pássaro sobre as águas, tamanha destreza demonstrada a cada passo dado. Vestia vermelho dos pés à cabeça, tom que confundia-se com a pele bronzeada e tenra. Assim, em cinco minutos, conheci Maria Lúcia, imigrante nortista em terras paulistas. De tabela, como confidenciara-me, chegou à “terra das oportunidades”; no colo do pai, roceiro de Tocantins, foi obrigada a partir rumo ao sudeste após ele perder o que mais amava: a lavoura.

Sob olhos renegados de filha trocada por comodities, relatava a vida difícil que levou sob a autoridade do pai e a submissão da mãe. Quando questionada sobre seu emprego, deixou escapar um fino sorriso no canto da boca.

__Acha que sou puta, né? Sem expressar reação alguma esperei que ela mesmo respondesse a pergunta.

__Todos acham, retrucou enquanto procurava algo na bolsa.

__Aqui: meu cartão do quarto onde atendo meus clientes. Falou me olhando seriamente enquanto estendia a mão e me entregava uma espécie de crachá.

Baixei os olhos discretamente e li:

MARIA LÚCIA RIBEIRO
ADVOGADA CRIMINAL

__Aqui o papel se inverte. Sou eu quem atendo os putos, resumiu o trabalho que exercia há sete anos.

continua…